Muito desfalcado, o Corinthians foi a São José do Rio Preto enfrentar o Santo André pela 15ª rodada do Brasileirão. Em meio à turbulência gerada pelas negociações de atletas, o Timão sentiu as ausências de alguns titulares e não foi bem na maior parte da partida, mas mostrou força para se recuperar e arrancou um importante ponto fora de casa.
Liderado por Marcelinho Carioca, o Santo André começou o jogo encurralando o Corinthians. Dos pés do meia saíram as principais oportunidades de gol da primeira etapa. Com 22min de partida, Felipe já havia salvado o Timão em três ocasiões em chutes do Osny, Antônio Flávio e do próprio Marcelinho.
Seis minutos mais tarde, o camisa 1 contou com a sorte para não ser vazado. Antônio Flávio recebeu livre na pequena área, mas carimbou o travessão. Acuados, os alvinegros buscavam explorar os contra-ataques, mas não levaram muito perigo ao goleiro Neneca. Nas melhores chances corinthianas, o atacante Henrique parou nas mãos do arqueiro rival.
Já o segundo tempo começou como o primeiro: com o Santo André tomando a iniciativa. O meio de campo não funcionava bem e o Corinthians encontrava dificuldades na criação. Lá atrás, Felipe seguia fazendo milagres. Aos 9min, foram mais três defesas para salvar o Timão. Dez minutos mais tarde, não teve jeito. Marcelinho cobrou falta com perfeição no ângulo esquerdo do camisa 1 e abriu o placar.
Em desvantagem, Mano Menezes mexeu na equipe. Tirou Henrique e Jorge Henrique para as entradas de Souza e Bill – este estreante. A mudança surtiu efeito e o Timão melhorou na partida. Aos 26min, Dentinho a cabeçada de Souza que Neneca pegou. Já aos 28min, o camisa 43 foi derrubado dentro da área. Pênalti, que Chicão converteu: 1 a 1.
A reação, entretanto, durou pouco. Quatro minutos após o gol de empate, Dentinho cometeu falta dura em um adversário e foi expulso. Com um jogador a menos, os alvinegros recuaram e o Santo André voltou a pressionar. Felipe, mais uma vez, apareceu bem em chute de Marcelinho Carioca. Já o atacante alvinegro Marcelinho também tentou em contra-ataque, mas parou no goleiro rival.
Com o empate, o Corinthians foi a 24 pontos e caiu provisoriamente para o sexto posto, mas segue observando de perto seus rivais na briga pelo título. No próximo domingo, volta ao Pacaembu, onde enfrenta o Avaí pela 16ª rodada do Nacional. Para o confronto, Mano Menezes não terá Dentinho, suspenso.
1º TEMPO
10min – Osni recebe livre na pequena área e Felipe evita o gol do Santo André.
11min – Antônio Flávio solta a bomba e Felipe espalma.
17min – Gustavo Nery impede contra-ataque e recebe o cartão amarelo.
22min – Marcelinho Carioca bate falta de longe e Felipe faz outra grande defesa.
26min – Após cobrança de falta, Henrique gira e bate colocado, mas Neneca segura.
28min – Outra falta cobrada por Marcelinho, a zaga falha e a bola sobra para Antônio Flávio, que chuta no travessão.
34min – Cartão amarelo para Rômulo por segurar Jorge Henrique.
37min – Cruzamento de Marcinho e cabeçada de Henrique por cima do gol.
39min – Falta de Marcelinho em Diogo e cartão amarelo para o meia do Santo André.
40min – Moradei arrisca de longe e Neneca segura.
45min – Jorge Henrique escapa pela esquerda, rola para Jucilei, que chuta à esquerda do gol.
46min – Final de primeiro tempo em São José do Rio Preto: 0 a 0.
2º TEMPO
1min – Marcelinho bate falta pela esquerda, mas erra o alvo.
7min – Antônio Flávio arrisca de longe e Felipe espalma.
9min – FELIPEEE!!! Três defesas seguidas do camisa 1. Primeiro na cobrança de falta cheia de efeito de Marcelinho. Em seguida em mais dois rebotes, que o goleiro evitou o primeiro gol do Santo André.
13min – A bola sobra para Jorge Henrique, que chuta da entrada da área e Neneca defende com os pés.
14min – Arthur recebe o cartão amarelo por falta cometida em Morais.
15min – Marcinho recebe pela esquerda, arrisca de longe, mas erra por muito o alvo.
17min – Diogo cruza pela direita e a bola quase engana Neneca, que dá um tapa e joga para escanteio.
19min – Gol do Santo André... Marcelinho Carioca cobra falta com perfeição: 1 a 0 Santo André.
21min – Substituição dupla no Timão: Jorge Henrique e Henrique deixam o gramado para as entradas de Bill e Souza.
25min – Última alteração corinthiana: Marcinho sente e é substituído por Marcelinho.
26min – Boa jogada de Dentinho. Ele cruza para a cabeçada de Souza, que Neneca segura.
28min – Souza recebe na área e é derrubado por Marcel. Pênalti para o Timão.
29min – GOOOOOOOOOOOOLLLL!!! Chicão bate na esquerda e desloca o goleiro: 1 a 1 em São José do Rio Preto.
31min – Cartão amarelo para Dentinho por reclamação.
33min – CARTÃO VERMELHO! Dentinho faz falta dura em Arthur e é expulso.
36min – Cesinha derruba Bill e recebe o cartão amarelo.
42min – Outra grande defesa de Felipe, desta vez em novo chute de Marcelinho.
43min – Rápido ataque corinthiano. Marcelinho finaliza e Neneca espalma.
46min – Bill chuta forte e Neneca faz outra defesa.
48min – O árbitro apita final de jogo: 1 a 1.
CORINTHIANS
Felipe; Diogo, William, Chicão e Marcinho (Marcelinho); Moradei, Jucilei, e Morais; Jorge Henrique (Bill), Dentinho e Henrique (Souza).
"Se é uma ou se são 10, tem que tirar", afirma Felipe
O Corinthians empatou na noite desta quarta-feira com o Santo André e, mais uma vez, o destaque alvinegro foi Felipe. O camisa 1 comprovou que vive excelente fase e salvou o Timão com, pelo menos, seis defesas dificílimas. “A gente está aqui para tirar a bola. Se é uma ou se são 10, tem que tirar”, desabafou o goleiro, ainda no gramado, após o 1 a 1 em São José do Rio Preto.
Felipe atribuiu a atuação da equipe corinthiana à falta de entrosamento entre os atletas que estiveram em campo. “Está complicado. A gente teve um primeiro semestre excelente com dois títulos e a saída de alguns jogadores foi inevitável. Da equipe que sempre joga, tinham cinco em campo e é normal ter essa falta de entrosamento”, declarou a muralha da Fiel, que se mostra confiante quanto ao futuro. “Tenho certeza que a diretoria está em busca dos atletas para suprir as ausências dos que saíram”.
Para preparador físico, sequência de jogos dificulta
Campeão de tudo que disputou no primeiro semestre, o Timão ainda luta para voltar a repetir as atuações que o levaram a conquistar o Paulistão e a Copa do Brasil nesta temporada. E, para o preparador físico Walmir Cruz, o rendimento corinthiano vai melhorar quando o time tiver o meio das semanas livre para treinar.
“A gente precisa de tempo para treinar. Ultimamente a gente só joga e recupera. O jogador não consegue ‘encher o tanque’ e fica sempre na ‘reserva’”, afirmou o preparador após o empate por 1 a 1 com o Santo André. “Assim que a gente tiver uma semana normal, o rendimento volta ao normal”.
Segundo Walmir Cruz, a sequência de compromissos dificulta o condicionamento físico do elenco. “Realmente, foram muitos jogos neste mês. Vamos tentar recuperar o mais rápido possível, mas essa sequência dificulta e a gente sofre um pouquinho”, completou.
Já pensando no duelo do próximo domingo, contra o Avaí, os alvinegros voltam aos treinos na tarde desta quinta-feira.
Felipe reafirma que não pensa em sair
“Não chegou nada. Só trabalho pensando no Corinthians”. Com essas palavras Felipe, herói corinthiano em São José do Rio Preto, voltou a tranquilizar a Fiel torcida quanto à sua permanência no Timão. “O pessoal fala muito, tem muita especulação, mas não tem nada de concreto”, garantiu a muralha alvinegra.
De acordo com o camisa 1, o torcedores devem se preocupar apenas com a festa nas arquibancadas e em empurrar a equipe. “O torcedor tem que se preocupar só em apoiar e lotar o estádio que eu sempre vou dar meu melhor”, assegurou o goleiro. “E se acontecer alguma coisa, não vai ser nada escondido”.
Mano: “Não perdemos a identidade de equipe forte”
Um empate fora de casa diante do Santo André e Mano Menezes tratou de tranqüilizar a Fiel torcida corinthiana acerca do futuro do clube. “O torcedor não precisa ficar preocupado que essa é uma passagem curta”, declarou o treinador sobre o momento de transição vivido pelo elenco.
“Logo mais teremos uma condição melhor, principalmente quando não tivermos mais que fazer improvisações”, continuou o técnico logo após o 1 a 1 contra o Ramalhão. Hoje, Marcinho atuou improvisado na lateral-esquerda. Com sua substituição, o atacante Marcelinho também entrou fora de sua posição habitual.
Justamente por este fator, Mano aprovou o desempenho alvinegro em São José do Rio Preto. “Hoje, temos que ressaltar o comportamento da equipe, tomando a iniciativa, que é o comportamento que precisamos manter. Não perdemos a identidade de equipe forte”. O comandante alvinegro, inclusive, lamentou o gol sofrido nesta noite.
Para ele, o tento do adversário aconteceu no melhor momento do time na partida. “Mas depois, com as alterações, a equipe melhorou e empatou”, disse Mano, que lamentou a expulsão de Dentinho e elogiou as atuações de Souza e Bill – este fez sua estreia pelo Timão. “Mesmo com um jogador a menos, fomos em busca do gol. O Souza entrou hoje e foi bem, assim como o Bill”.
Sobre o camisa 43, o treinador negou o interesse em negociá-lo e reiterou que o atacante, que sofreu o pênalti convertido por Chicão, faz parte de seus planos. “Já falei que o Souza não ia para o mercado. Não queremos empurrar ele do Corinthians. Pelo contrário, ele é sério, trabalha e merece respeito”, garantiu, agradecendo, ainda, o apoio da torcida. “O torcedor, mesmo cobrando, tem nos ajudado muito com sua presença”.
Narração JP* - gol Chicão
*Bandeirantes não narrou o jogo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário